Todas as capas do site

 

Quando eu comecei a criar o site e procurava uma imagem para ser a página inicial, eu escolhi o quadro que tinha encomendado ao Nelson Anaia em 1993. O Nelson é um famoso artista de Aviation-art e meu vizinho na Vila dos sargentos da AFA em Pirassununga. A imagem mostra uma sobreposição de uma foto de cinco AMX's estacionados com uma foto de nuvens que eu batí em um vôo de Buffalo em 1989. Passei a chamar essa foto de nuvens de "Tapete de nuvens", virou minha foto de paisagem preferida e é usada até hoje na terceira versão do site, inclusive como plano de fundo. O Robson, que montou a primeira versão, criou a imagem só com as nuvens sem o  céu azul e esse plano de fundo virou a marca registrada do meu site. O plano de hospedagem era gratuito até 100 MB. O site entrou no ar em meados de Dezembro de 2004.

Quando o site cresceu demais eu tive que trocar a hospedagem que passou a ser paga. Troquei o plano em Outubro e essa hospedagem da primeira versão durou até Junho de 2006, quando um erro de código não permitia que o site abrisse. Chamei o Robson de novo e ele estava atolado com outros serviços e não poderia corrigir o problema que era com o programa ASP. Chamei então outro colega, o Daniel, e ele montou a segunda versão em HTML. Ele pegou as imagens das nuvens e a dos aviões e fez uma animação em Flash para ser a primeira página da segunda versão. Infelizmente o arquivo em Flash não abriu aqui, vou ver com o UOL se eu consigo inserir.

Enfim, como eu achava que deveria ter o controle total dos meus arquivos e não depender da agenda de terceiros, que por mais boa vontade que tivessem, não poderiam ficar à minha disposição, eu fiz um curso de Webdesigner e criei por conta própria o site e a imagem de primeira página. A imagem mostra exemplos de aeronaves que foram marcantes para o Brasil e sua História na Aviação.

 

O 14 bis dispensa comentários; o P-47 representa a criação da FAB e a participação do Brasil na guerra; o Bandeirante o primeiro avião da História da Embraer; O AMX representa o primeiro caça projetado pelo Brasil; e o ERJ 145 representa a entrada do Brasil na fabricação de aviões comerciais à jato, e as nuvens são a minha foto preferida, o Tapete de nuvens, que também é marca registrada do meu site.


Quando eu fui designado para ir para a Espanha eu resolví inovar a imagem da capa homenageando também dois ícones da aviação civil e militar Européia: o Supermarine Spitfire e o Concorde. Aproveitei para renovar as mesmas imagens da História da Aviação Brasileira que já estavam na imagem anterior.

Ainda montei um efeito de mudança de foto com a inserção da mesma foto em preto-e-branco e em sépia para simbolizar a História de tempos passados.